Imagine você pagando contas, recebendo mensagens e até controlando os seus próprios sinais vitais por meio de uma pulseira. Parece algum episódio de Black Mirror, ou algum filme de espionagem, mas é a mais pura realidade.

Há algo além dos nossos incríveis smartphones, que pode mudar a vida de todos mais uma vez. Se você ainda não sabe direito o que é a tecnologia wearable, ou quer saber mais, continue a leitura deste artigo.

Entenda o que é tecnologia wearable

Com o passar do tempo, diminuímos o tamanho dos aparelhos que utilizamos no dia a dia. Hoje, existe uma infinidade de dispositivos eletrônicos, embutidos em roupas e acessórios: são os wearable! Traduzindo livremente seria algo como “tecnologia para vestir”.

Os wearable podem acessar aplicativos, efetuar transações bancárias, gerir informações, geralmente, interligados a outros equipamentos, com os quais compartilham dados. Ainda não desenvolvemos nada como o cinto de utilidades do Batman, mas há uma diversidade de peças nas quais a tecnologia wearable pode ser encontrada. Assim como em diferentes áreas de atuação desde saúde, bem-estar, comunicação, entre outras.

Escolha como vestir sua wearable

Os usos são vários, desde capacetes, pulseiras, luvas, relógios até o que a imaginação permitir. Os smartwatches, relógios capazes de processar informações, conectados a smartphones, são um dos itens mais usados. A procura já é tão difundida, que existem sistemas operacionais próprios como o Android Wear.

Outra grande atração são os óculos, como o tão comentado Google Glass. O apetrecho é versátil, auxiliando desde tarefas cotidianas como em cirurgias e reportagens para veículos de comunicação. Funções como acesso às redes sociais, câmera fotográfica, chamadas de voz, entre outros. Ainda existem pulseiras inteligentes que conseguem efetuar pagamentos e controlar informações sobre saúde e bem-estar.

Tecnologia wearable no mercado fitness

Parece distante, mas é questão de pouco tempo para ser comum. Simplesmente porque os benefícios são muitos em um mundo cada vez mais acelerado, de pessoas mais preocupadas com o bem-estar e a saúde. Os wearables já descobriram usuários em todo tipo de mercado, com destaque para o fitness.

Aqueles que buscam uma vida saudável tem no vestuário inteligente uma ferramenta poderosa de gestão da sua rotina. Sabemos que manter a regularidade, criar novos padrões de treino, cuidar da alimentação e até monitorar o corpo, fica muito mais fácil com o uso de aplicativos e tecnologias. Existem meias, faixas, tênis de grandes marcas ligados a aplicativos que controlam seus dados. Como já mostramos, a tecnologia está presente em todo o mercado fitness, e deve expandir cada vez mais.

Segurança de dados

Um dos maiores problemas no avanço da tecnologia wearable ainda é o receio sobre a segurança de dados. Muitas pessoas acham que ela deixa seus usuários vulneráveis a ataques de criminosos, apesar de pesquisas mostrarem o contrário. Além disso, no Brasil ainda é muito caro implantar essas ferramentas em larga escala, como empresas de outros lugares no mundo já fazem. No entanto, aos poucos a tecnologia wearable já vem sendo inserida no cotidiano e você já pode se beneficiar das facilidades intrínsecas a ela.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode lhe propiciar mais saúde e bem-estar? Então siga a Fits no Facebook e fique por dentro das novidades do mundo dos esportes!

Share: