A maioria absoluta das pessoas adora receber uma massagem, seja para relaxar, estimular a musculatura ou até mesmo reduzir as medidas. O que poucas pessoas sabem é que essa prática também pode ser uma grande aliada para quem pratica atividades físicas.

Conheça hoje alguns dos benefícios da massagem para esse público, lembrando sempre os dois tipos existentes: desportiva e relaxante. Enquanto a primeira ajuda a prevenir lesões, a segunda é voltada para o relaxamento da musculatura e alívio de algumas dores, principalmente no período pós-prova ou treinamento intenso.

1. Diminui as dores

Depois de um exercício físico mais intenso ou de provas com duração maior, é muito comum sentir dores musculares. A massagem pode ser uma ótima alternativa nesses casos, pois ajuda a diminuir as dores e aliviar os pontos de tensão.

Depois de dois dias, fica bem mais fácil voltar aos alongamentos e treinos com um perfil mais regenerativo e o seu corpo vai responder bem melhor aos estímulos.

2. Ajuda a tonificar a musculatura

Quando feita antes dos exercícios físicos, fica mais fácil preparar e ajudar na tonificação da musculatura. O principal objetivo dessa iniciativa é aquecer os músculos e promover a vasodilatação, pois assim o sangue circula com mais facilidade e seu rendimento pode ser diretamente influenciado por esse fator.

Como estimula toda a região e, de quebra, alivia as tensões, o atleta pode ficar mais confiante e concentrado para a prova.

3. Auxilia a recuperação

A fadiga muscular é outro sintoma bem comum de quem pratica atividades físicas com frequência. A massagem pode aliviar muito nesse sentido, já que assume um papel desintoxicante com movimentos lentos e profundos.

Para quem não entende das técnicas, pode achar que isso é bobagem em um primeiro momento. Entretanto, essa é uma forma de recuperar as fibras musculares e eliminar os resíduos metabólicos do corpo medida que acelera a regeneração do atleta e a nutrição celular. Essa é uma forma de melhorar a fadiga e favorecer a recuperação muscular.

4. Facilita o transporte de oxigênio

Um dos benefícios da massagem é favorecer a circulação sanguínea, o que acontece de forma bem mais fácil depois dos estímulos. O resultado disso é uma melhora no transporte de oxigênio e outros nutrientes para o corpo, oferecendo tudo que sua musculatura precisa para ter um bom desempenho e, de quebra, se recuperar com mais facilidade.

A circulação é tão importante que pode influenciar até mesmo no foco e concentração, já que o fluxo sanguíneo chega ao cérebro e traz todos esses ganhos também a ele.

5. Diminui o estresse e a ansiedade

Uma massagem relaxante pode ser tudo que uma pessoa precisa depois de um dia estressante, mas também pode ajudar bastante quem ajuda atividade física. Se você está se preparando para uma prova ou maratona, por exemplo, vai perceber que os resultados são ainda melhores.

A medida pode ser libertadora, fazendo com que você lide com o estresse e a ansiedade de forma bem mais fácil!

6. Reduz as chances de lesão

Como sua musculatura está sendo irrigada e fortalecida, fica bem mais difícil sofrer algum tipo de lesão ou problema. Esse é um ganho e tanto para quem leva a prática de atividades físicas a sério.

Para completar, a amplitude dos movimentos também pode ser impactada, criando mais flexibilidade. Outro ganho muito relevante, concorda?

Agora que você já conhece os benefícios da massagem, não deixe de adotar a prática no seu dia a dia. Você vai perceber os impactos na sua atividade física e desfrutar dos resultados — mas não se esqueça de investir em profissionais capacitados como os da Auraclara. Um centro integrado de bem-estar que mapeia seu estado físico, emocional e mental para te conhecer melhor e te oferecer exatamente o que você precisa.

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