Adeptos de desafios esportivos costumam ter como filosofia que “quanto mais difícil, melhor”. Se esse é o seu caso, você já deve ter ouvido falar ou sabe o que é a prova do Ironman, uma das mais desafiantes e conhecidas provas de triathlon.

Força e resistência são características dessas provas, que exigem preparação física e psicológica dos competidores. Saiba mais sobre essa prova que testa os limites do corpo!

O que é a prova do Ironman?

O Ironman é uma prova com tempo limite de 17 horas, na qual os atletas devem percorrer 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

Considerada uma das competições mais duras, tanto por amadores como profissionais, o Ironman nasceu em 1978, no Havaí, quando alguns atletas locais se desafiaram para saber quem seria o melhor nadador, ciclista e corredor.

Durante o ano são realizadas diversas provas de Ironman ao redor do mundo. A maior premiação para um competidor é ganhar o direito de disputar a prova em seu local de origem, no Campeonato Mundial em Kona (Havaí).

Qual é a prova mais famosa do Brasil?

No Brasil, uma das provas mais conhecidas de Ironman acontece em Florianópolis. Em maio deste ano, a prova chegou à sua 17ª edição, quando os atletas britânicos Tim Don e Susie Cheetham quebraram dois recordes.

O Ironman Florianópolis foi realizado na praia de Jurerê e cada uma das etapas teve o seguinte tempo para ser concluída:

  • Natação  02h20
  • Ciclismo  10h40
  • Corrida  08h00

Tim Don terminou a prova em 7h40min23, enquanto Susie Cheetham completou em 8h52min00.

Quem pode participar do Ironman?

Para participar de uma prova de Ironman, é necessário ser maior de 18 anos. As inscrições e regulamentos dependem da prova escolhida e podem variar de acordo com cada organização. Quem decide participar do Ironman precisa ter em mente que deverá treinar muito e ser bastante disciplinado até o dia da prova. Iniciantes, amadores e profissionais precisam ter liberação médica para competir e precisam estar dispostos a se dedicar intensamente para a competição.

Como se preparar para o Ironman?

As provas de Ironman têm despertado cada vez mais o interesse de atletas amadores que buscam o auxílio de técnicos para se prepararem e se especializarem nesse tipo de competição.

Dependendo da agenda e ritmo de vida do atleta, é possível fazer treinamentos indoor (na piscina, esteira e rolo para bicicletas), mesclados com treinos ao ar livre. Tudo isso deve ter acompanhamento rigoroso, buscando adaptar o corpo à prova e às características do local onde será realizado o Ironman.

Confira algumas dicas para se preparar para a prova:

  • busque a assessoria de um profissional;
  • estabeleça uma planilha de locais e horários dos treinos;
  • trabalhe mais de uma modalidade por dia para acompanhar seu desempenho;
  • cuide de sua dieta;
  • ao escolher a prova de Ironman, leve em conta a localização e estação do ano;
  • tenha uma rotina de descanso e recuperação;
  • planeje como será a alimentação e hidratação durante o percurso;
  • redobre o cuidado com lesões nas semanas que antecedem a competição.

Agora que você já sabe o que é a prova do Ironman, o que acha de se preparar para participar dessa competição? Baixe nosso e-Book e conheça as modalidades e dicas de treinamento para se tornar um triatleta!

Share: