Os benefícios da atividade física já são amplamente conhecidos e continuamente relembrados. Por que, então, tantas pessoas ainda têm dificuldades de incorporá-la em seu cotidiano? A resposta é aparentemente simples, mas remonta a raízes mais complexas: torna-se necessário criar hábitos para manter uma rotina consistente de exercícios.

Neste post, você entenderá os motivos que tornam a prática esportiva regular uma verdadeira questão de hábito — sabendo quais atitudes são fundamentais para manter a motivação em sua rotina de treinos. Aquecidos? Vamos lá?

Hábitos para manter: exercitar-se regularmente

Já é cientificamente comprovado que a prática regular de atividade física — independentemente da modalidade escolhida — contribui de modo determinante para a manutenção da saúde e para a melhora na qualidade de vida, prevenindo doenças e promovendo bem-estar.

Mesmo diante de tantos benefícios, muitas pessoas ainda persistem no sedentarismo. Os motivos são diversos, mas se assemelham em sua problemática central: falta motivação e propósito aos iniciantes. O remédio definitivo para largar o sofá e calçar o tênis é essencialmente simples, embora requeira comprometimento: trata-se de criar e manter um novo hábito.

A maior vantagem de transformar o exercício em uma rotina — ou seja, fazer dele um hábito — é cortar o sofrimento da dúvida e da preguiça. Em vez de considerar a possibilidade de praticar a atividade, você simplesmente a pratica. Pode parecer difícil no começo, mas o esforço certamente vale a pena.

O exercício físico como hábito: dicas para criá-lo e mantê-lo

Agora que você já entendeu a importância de transformar seu treino em um hábito, vale a pena reforçar de que forma você poderá fixa-lo de maneira consistente e duradoura, extraindo os benefícios que a atividade física promete (e efetivamente entrega).

Faça seu treino ser sua prioridade

Atualmente, tempo é um artigo escasso. Os dias estão cada vez mais corridos e as diversas tarefas cotidianas costumam preencher quase todas as horas disponíveis, certo? Sim, mas isso não é motivo para boicotar a sua saúde e o seu bem-estar.

Evite arrumar desculpas para protelar o exercício; experimente, em vez disso, priorizar a atividade! Reserve na sua agenda um período específico para se dedicar ao treino e efetivamente se esforce para cumpri-lo!

Escolha uma modalidade com a qual se identifique

Para começar, priorize um esporte com o qual você tenha certa afinidade. A escolha certa pode ser determinante na construção do hábito, uma vez que vai servir como um estímulo para que você permaneça firme na sua rotina de treinos.

Nada impede que, mais adiante, você opte por outra modalidade ou adicione mais variedades esportivas à sua prática, mas, no início, nada melhor do que algo que te motive!

Estabeleça um objetivo (e se esforce para alcançá-lo)

Nossa motivação está diretamente condicionada às metas que traçamos. Por isso, antes mesmo de iniciar em qualquer modalidade, pense um pouco nos seus objetivos — certificando-se de que sejam claros e atingíveis.

Ao definir um horizonte, seja na performance ou na boa forma, você agrega motivação aos seus treinos, o que contribui para que você persista na prática por tempo suficiente para transformá-la em um hábito.

Comece devagar mas adicione desafios

Evite a afobação e esteja consciente de que sua evolução demandará tempo. A atividade física, se executada de forma sistemática e recorrente, envolve um processo natural de desenvolvimento — mas isso não acontece do dia para a noite.

Seja paciente e comece devagar! Para continuar motivado, porém, não deixe de adicionar um pouco de desafio ao cotidiano esportivo. Se optar pela corrida, por exemplo, programa distâncias mais longas ou mais intensas.

Marque treinos com outras pessoas

Se comprometer com outras pessoas igualmente engajadas no mesmo objetivo (construção de hábitos para manter uma rotina de exercícios) é uma ótima forma de permanecer motivado e seguir firme nos treinos. Experimente criar um grupo com o qual possa contar sempre que pensar em desistir!

Não deixe sua saúde e seu bem-estar para amanhã. Comece hoje! Siga firme no seu propósito e colha brevemente os resultados dos seus esforços. Caso você sinta dificuldades de prosseguir com a constância de treinos, descubra como se manter motivado para malhar o ano todo.

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