Atualmente, muitas pessoas já incorporaram a prática esportiva ao seu estilo de vida. Ainda que não consigam fazer exercícios diariamente, elas reconhecem a importância da atividade física e buscam driblar as dificuldades que impedem mais assiduidade aos treinos.

Uma dessas dificuldades diz respeito ao ânimo para treinar durante todos os meses do ano, dos mais frios aos mais quentes, seja na chuva, seja nos dias de muito sol.

Como se manter motivado diante das alterações de temperatura ou dos imprevistos na agenda profissional ou familiar?

Este artigo reúne um conteúdo especial para ajudar você a responder essa pergunta e encontrar a motivação necessária para fazer do exercício físico um dos melhores momentos do seu dia.

Você vai recordar os benefícios dos treinos para a sua saúde física e mental e conhecer hábitos simples, mas que, quando cultivados com disciplina e paciência, fazem a sua mente e o seu corpo trabalhar em sintonia perfeita para a conquista da boa forma e da qualidade de vida.

Vamos começar o artigo falando sobre o papel essencial da atividade física para a nossa saúde.

Boa leitura!

1. A importância da atividade física para a saúde

Ao longo dos anos, as descobertas da comunidade científica reforçaram o entendimento sobre a importância da prática regular de atividades físicas para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Independentemente da idade das pessoas e dos seus objetivos em relação à boa forma, é consenso que o exercício físico promove benefícios em diversos níveis, e não apenas para o condicionamento físico e o controle do peso corporal.

A manutenção de uma frequência ideal de treinos — seja na corrida, no ciclismo, no crossfit ou em outras modalidades esportivas — está relacionada à prevenção de várias doenças, incluindo a depressão, e à conquista de mais longevidade.

Além disso, praticar esportes melhora o humor e a autoestima, estimula o fortalecimento dos laços sociais e promove ganhos relacionados ao aprimoramento das capacidades cognitivas, como a memória e a concentração.

No entanto, mesmo sabendo de todos esses aspectos positivos da atividade física, nem sempre é fácil manter a disciplina e encontrar motivação para treinar todos os dias.

1.1. Como se manter motivado diante de uma rotina agitada?

Muitas vezes, falta tempo para malhar, devido aos compromissos profissionais. Para outras pessoas, o que causa desânimo é o cansaço depois de um dia inteiro cuidando da família.

Até mesmo a demora para alcançar os resultados pretendidos com os exercícios ou a falta de uma companhia podem comprometer a frequência de treinos.

Nesses momentos, é preciso encontrar maneiras simples para manter a motivação em alta e se dedicar à rotina de treinos, faça chuva, faça sol.

Para começar, é preciso entender os motivos pelos quais a atividade física deve fazer parte dos seus dias ao longo de toda a vida.

2. A atividade física o ano inteiro: como e por quê

A resposta para essa pergunta começa com o entendimento sobre a maneira como o nosso organismo responde aos estímulos que recebe.

O corpo é uma máquina perfeita, que está sempre em busca do equilíbrio e da melhor forma de executar todas as funções orgânicas necessárias para a nossa sobrevivência.

Quanto mais constantes e intensos forem os estímulos positivos fornecidos por meio da prática regular de atividades físicas, melhores serão a resposta adaptativa e os benefícios para a nossa saúde física e mental.

É verdade que uma agenda repleta de compromissos profissionais e familiares pode fazer com que seja difícil exercitar-se todos os dias.

Além disso, o corpo precisa de tempo para se adaptar à rotina de treinos e às mudanças na alimentação, o que pode deixar algumas pessoas impacientes e desmotivadas diante da aparente demora dos resultados.

Porém, é possível investir em alguns hábitos que ajudam o corpo a responder mais rapidamente aos estímulos da atividade física, otimizando o tempo dedicado aos treinos e os resultados conquistados.

2.1. Como ajudar o corpo a responder melhor aos treinos?

O segredo para ajudar o corpo a se adaptar com mais rapidez à atividade física está na construção de uma rotina.

Procure manter os mesmos horários para os treinos, criando um ritual de preparação para esse momento.

Você pode caprichar nos alongamentos ou escolher as refeições certas para favorecer o desempenho. Assim, é possível sinalizar, para o seu organismo, que a prática esportiva é um momento prazeroso e necessário à promoção da saúde.

Para resumir os motivos pelos quais você deve fazer da prática esportiva uma escolha diária, independentemente das estações do ano ou dos imprevistos na agenda, fizemos um resumo com os seis principais motivos para você se exercitar todos os dias.

Vai ficar difícil não descobrir como se manter motivado para os treinos depois que você conferir a nossa seleção de benefícios! Veja e anime-se!

3. Seis motivos para você se exercitar todo dia

Se você ainda tem dúvidas sobre a real necessidade de fazer da prática esportiva uma escolha diária, vale a pena recordar as principais vantagens da atividade física para a nossa saúde física e mental.

Tratam-se de benefícios que vão muito além da conquista da boa forma, promovendo impactos positivos no nosso bem-estar e na nossa longevidade.

Com certeza, a motivação para os treinos vai aumentar bastante depois que você conferir a nossa lista. Quer apostar?

3.1. Prevenção de doenças

Nas últimas décadas, a comunidade científica mundial relacionou a prática esportiva à prevenção de uma série de doenças, entre as quais podemos citar:

  • vários tipos de câncer, como os de pulmão, pâncreas e fígado;
  • a diabetes;
  • a hipertensão, o infarto, o acidente vascular cerebral e outras disfunções cardiovasculares;
  • a osteoporose;
  • a obesidade.

Além disso, o exercício físico fortalece o nosso sistema imunológico, mantendo o organismo alerta para se defender de infecções, como gripes e resfriados.

E falando da obesidade, esta já é reconhecida como uma doença grave, relacionada a diversas comorbidades e apontada como uma das principais causas de morte ao redor do mundo.

Assim, o sedentarismo tem consequências muito mais graves que o aumento da gordura corporal, o que torna a prática regular de atividades físicas uma atitude cada vez mais fundamental para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

3.2. Promoção do emagrecimento saudável

Muitas pessoas acreditam que, para emagrecer, basta seguir uma dieta e, às vezes, até se arriscam com as polêmicas alimentações restritivas.

No entanto, elas ignoram o fato de que o nosso organismo responde de maneira gradual aos estímulos recebidos.

Na verdade, a prática regular da atividade física acelera o metabolismo e melhora o condicionamento cardiorrespiratório, fazendo com que o nosso organismo mantenha o gasto calórico em alta e favorecendo um processo de emagrecimento saudável e duradouro.

Por outro lado, o organismo interpreta as dietas extremamente restritivas como um sinal de perigo e passa a se defender acumulando energia, na forma de gordura, para manter as suas funções.

Por isso, quando o objetivo é perder peso, não há fórmula melhor que a dupla atividade física e alimentação saudável.

Uma vez que você tenha disciplina e faça dos treinos um momento importante da sua rotina, os ponteiros da balança baixam de maneira mais rápida e definitiva.

Além disso tudo, como você verá a seguir, uma rotina regular de atividades físicas ajuda e muito na hora de dormir. 

3.3. Manutenção da boa qualidade do sono

A prática constante de exercícios provoca a liberação de hormônios relacionados ao relaxamento e ao bem-estar.

Isso faz com que o nosso corpo aproveite melhor as horas de sono, promovendo tanto o descanso dos nossos músculos e articulações quanto o da nossa mente.

A quantidade de horas de sono por noite pode variar de acordo com a idade e o sexo dos indivíduos, entre outros fatores. Mas, de maneira geral, os especialistas recomendam entre seis e oito horas de sono todas as noites.

Dessa maneira, é possível criar um ciclo benéfico, no qual a atividade física melhora a qualidade das horas de repouso e o repouso adequado promove mais energia e disposição para a prática esportiva.

Assim, fica claro que os benefícios da atividade física atuam tanto sobre a nossa saúde física quanto sobre o nosso bem-estar mental.

3.4. Combate à ansiedade e à depressão

Entre os hormônios favorecidos pela prática regular de atividades físicas, está a endorfina. Esse hormônio é fundamental para que os indivíduos possam manter a vitalidade e a valoração positiva da vida.

Por isso, o exercício regular é uma das recomendações médicas para pessoas que enfrentam quadros de depressão e ansiedade. Além de combater essas doenças, o esporte ajuda a preveni-las.

Outros benefícios da atividade física para a nossa saúde mental estão relacionados à promoção de habilidades cognitivas muito importantes para o nosso desempenho nos estudos e no trabalho.

3.5. Melhoria de desempenho nos estudos e no trabalho

Os estímulos da atividade física promovem a concentração, a criatividade, a memória e a capacidade de a nossa mente trabalhar sob pressão.

O resultado é o aperfeiçoamento do nosso desempenho como um todo, seja nas atividades acadêmicas, seja na rotina profissional.

É como se todo o nosso organismo trabalhasse de maneira otimizada, sincronizando as funções para funcionar da melhor maneira possível, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Dessa forma, preparamos o nosso corpo para envelhecer com saúde.

3.6. Preparação para o envelhecimento saudável

Uma vez que a prática regular de atividades físicas está relacionada à prevenção de várias doenças e à melhora significativa do condicionamento físico e das habilidades cognitivas, podemos afirmar que o exercício aumenta a longevidade e nos possibilita envelhecer com saúde.

E agora que você já tem bons motivos para malhar o ano todo, é hora de descobrir como se manter motivado e fazer da sua série de exercícios um dos melhores momentos do seu dia.

Você entenderá que tudo começa com a escolha da atividade física certa para cada pessoa. Acompanhe!

4. Oito dicas de como se manter motivado o ano todo

É verdade que a motivação para praticar atividades físicas é um aspecto intrínseco, que depende totalmente da sua percepção sobre a importância dos exercícios e do valor que você dá para a manutenção da boa forma e a promoção da saúde.

Entretanto, alguns hábitos podem ajudar a despertar o atleta que existe em cada pessoa, colaborando para deixar sempre acesa a vontade de superar desafios e conquistar mais qualidade de vida.

Por isso, vamos finalizar nosso artigo com oito dicas especiais para você cultivar sua motivação e alcançar todos os benefícios de praticar atividades físicas diariamente. Confira!

4.1. Escolha a atividade física que mais combina com você

Quando fazemos o que gostamos, estamos sempre animados e enxergamos as dificuldades como obstáculos possíveis de superar. É assim em todas as áreas da nossa vida, e com a atividade física não seria diferente.

Por isso, nada de praticar uma determinada modalidade esportiva apenas porque seu médico disse que faz bem ou aquele artista que você admira a pratica também.

Trate de encontrar uma atividade física que combine com o seu estilo de vida, que te mantenha animado e que te faça querer sair de casa para treinar mesmo que esteja caindo um temporal.

Opções não faltam: corrida, ciclismo, natação, vôlei, futebol, dança, pilates, yoga, musculação, ginástica coletiva, judô, boxe e muito mais!

Faça aulas experimentais, informe-se sobre o esporte do seu interesse e transforme o seu próprio treino em um grande fator motivacional.

Depois de descobrir qual é a atividade física que se encaixa perfeitamente em seu estilo de vida, é hora de traçar objetivos para o seu treino.

4.2. Estabeleça metas alcançáveis

Para manter a motivação, é muito importante estar atento aos limites do seu corpo e estabelecer parâmetros reais ao determinar as metas que você deseja alcançar.

Você pode orientar seus objetivos pelos quilos que deseja perder, pelos quilômetros que gostaria de vencer em uma corrida de rua, ou, até mesmo, pelas braçadas que gostaria de dar percorrendo a mesma distância na piscina, cada vez em um tempo menor.

O importante é começar com pequenos passos e, à medida que você cumprir cada desafio, renovar os objetivos e continuar seguindo em frente, permitindo que seu corpo e sua mente evoluam com a atividade física.

Nessas horas, a orientação do profissional certo pode fazer toda a diferença. Além de evitar lesões e preservar a sua saúde, a opinião de um especialista ajuda a alinhar os seus objetivos com a atividade física às habilidades e necessidades do seu organismo.

4.3. Busque acompanhamento profissional

O investimento em acompanhamento profissional é uma das decisões mais certas com relação à prática de atividades físicas de maneira regular.

É fundamental contar com o apoio de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais que possuem o conhecimento necessário para orientar todas as etapas do seu treinamento.

Além da promoção da saúde, um dos maiores benefícios do acompanhamento profissional é o alinhamento entre as características de cada pessoa — os limites e demandas de seu corpo — e as possibilidades de desenvolvimento oferecidas pela modalidade esportiva escolhida.

Quando sabe onde o seu corpo pode e precisa chegar, você tem segurança para vencer seus limites. Consequentemente, a sua motivação para treinar cresce a cada meta alcançada.

Tudo isso ganha em qualidade se você tiver a companhia de amigos que também fazem da prática esportiva uma parte importante da sua rotina.

4.4. Encontre amizades que sejam boas companhias para a malhação

Com a companhia certa, as horas de treino podem ser ainda mais divertidas, aumentando a motivação e multiplicando os benefícios da atividade física para o nosso corpo e a nossa mente.

Quando treinamos junto com nossos amigos, é possível propor desafios e competições divertidas, fazendo pequenas apostas sobre as metas a serem alcançadas ou sobre a frequência aos treinos.

Ainda que o compromisso com a construção de um estilo de vida saudável seja totalmente pessoal, é muito mais fácil vencer o desânimo diante de um dia cansativo no trabalho e sair para treinar quando temos a companhia de quem a gente gosta.

Isso faz com que a atividade física se torne cada vez menos uma obrigação e passe a ser uma escolha prazerosa, que nos motiva e nos desperta para a vida.

4.5. Divirta-se com a atividade física

Durante muitos anos, o bordão “no pain, no gain” – ou seja, “sem dor, sem ganho” — fez a cabeça dos praticantes de atividade física ao redor do mundo.

Ainda hoje, é comum ouvir pessoas se referirem aos seus treinos como momentos de sofrimento e até mesmo dizerem que só malham porque precisam, e não porque gostam.

Quando o objetivo é manter a motivação em alta, essas crenças precisam ser abandonadas e substituídas por uma percepção totalmente positiva a respeito da prática esportiva.

Para nos sentirmos verdadeiramente motivados em relação a qualquer atividade da nossa rotina, é preciso entendê-la como fonte de prazer e satisfação.

E quando o assunto é exercício físico, você pode caprichar no visual para treinar, ouvir as músicas de que você mais gosta, fazer novas amizades com os colegas academia e compartilhar seus momentos de treino com os amigos nas suas redes sociais.

Quanto mais divertida for a sua prática, mais a sua motivação ficará em alta. Se você souber escolher os alimentos certos para ter mais energia e disposição, melhor ainda!

4.6. Capriche na dieta

Você já sabe que manter bons hábitos alimentares é fundamental para a sua saúde.

Sem o consumo diário de todos os grupos de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, é impossível cultivar um estilo de vida saudável e alcançar todos os benefícios da atividade física.

Mas, além disso, investir no cuidado diário com a alimentação, por meio do consumo de determinados alimentos, ricos em carboidratos e vitaminas, pode ajudar você a aumentar a disposição e a motivação para os treinos.

Açaí, banana, mel, aveia, pão e outras massas integrais, água de coco, chocolate amargo, castanhas e nozes são boas opções para incluir nas refeições antes dos treinos.

Para fazer as melhores escolhas alimentares e ter uma dieta perfeitamente adequada às suas necessidades, procure a orientação de um nutricionista.

Além dos alimentos, a tecnologia também pode ser uma grande aliada da sua motivação para malhar o ano todo.

4.7. Invista nos equipamentos certos

A indústria esportiva evoluiu bastante nos últimos anos, colocando à disposição dos atletas uma série de acessórios e tecnologias que contribuem tanto para a motivação quanto para a prevenção de lesões e para a otimização dos resultados dos treinos.

Você pode encontrar desde o tênis de corrida mais adequado para o seu tipo de pisada até aplicativos que acompanham os resultados da sua prática e informam, em tempo real, como está o seu condicionamento físico.

Com a ajuda dos equipamentos certos, você certamente encontrará mais motivação para treinar, uma vez que o seu corpo responderá melhor aos estímulos da atividade física. Além disso, você terá condições de acompanhar a evolução dos resultados alcançados.

E quando conseguir cumprir uma meta, celebre! Essa, inclusive, é a nossa última dica de como se manter motivado para treinar todos os dias.

4.8. Reconheça as pequenas e as grandes vitórias

Quando nos dedicamos a perseguir e alcançar um objetivo, é muito importante celebrar cada passo dado e cada meta cumprida — seja nos esportes, seja na vida de modo geral.

Ao reconhecermos o quanto já caminhamos, aumentamos a confiança em nossa própria capacidade de superação.

Ao vislumbrarmos o quanto ainda falta caminhar para alcançar as próximas vitórias, cultivamos a disciplina e mantemos o foco naquilo que mais importa.

Permita-se comemorar cada objetivo conquistado na sua rotina de treinos, seja qual for a atividade física que você pratique! Essa atitude é fundamental para manter a sua motivação em alta.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa para manter sua motivação e fazer da atividade física uma parte importante da sua rotina, cultivando um estilo de vida saudável.

A partir do momento em que os benefícios do exercício para a saúde física e mental são reconhecidos, fica mais fácil comprometer-se com os hábitos que garantirão mais qualidade de vida e mais longevidade, não é mesmo?

Para colocar em prática nossas dicas de como se manter motivado para malhar o ano todo, você pode começar procurando a atividade física que mais combina com o seu estilo de vida.

Que tal, então, aprofundar os conhecimentos sobre os esportes endurance, começando pelo triathlon? Baixe o nosso guia completo para conhecer esse esporte apaixonante e desafiador!

Share: